quarta-feira, 1 de julho de 2009

As obras do Centro Escolar de Gemunde

Qual é o ponto da situação?

Os nossos filhos já estão de férias mas a Associação de Pais continua a trabalhar e a orientar os seus esforços, dentro das suas capacidades e competências, no sentido de que as coisas corram o melhor possível.

Tenhámos a consciência de que não vai ser um ano fácil.
O ideal seria os alunos passarem da actual escola para um Centro Escolar construído de raiz, em frente à Escola Abel Salazar, por exemplo, sem ter de passar por esta experiência que vão passar.
Contudo, não foi essa a opção da Câmara Municipal e, neste momento, estamos perante um processo que não tem retrocesso possível, dizem eles.
No entanto, tudo faremos para que os problemas sejam minimizados e que o sucesso escolar dos nossos educandos não saia prejudicado.

Então o que é que temos para transmitir aos pais?

1 - A informação que nos foi transmitida ainda no domingo (28 de Junho) é de que as obras irão arrancar a muito curto prazo (antes das férias??);

2 - As obras vão condicionar todo o ano lectivo de 2009/2010;

3 - No próximo ano lectivo a escola irá funcionar em contentores (climatizados), no terreno sito em frente à Escola Abel Salazar;

4 - O Director do Agrupamento de Escolas Abel Salazar (prof.Silvério) informou-nos que transmitiu à Câmara Municipal que o número de turmas continuariam a ser de 8 (sendo apenas uma delas composta por alunos de 2 anos de escolaridade diferentes - 1º e 4º ano). Assim sendo, serão necessários pelo menos 8 contentores para salas de aula, mais alguns para servir para casas de banho, sala professores, arrecadação, refeitório (?);

5 - Ainda no domingo passado, aproveitando a passagem por Ronfe dos vereadores das obras municipais (Domingos Bragança) e da cultura (Francisca Abreu), transmitimos à Câmara Municipal as nossas preocupações e ficámos de nos encontrar numa reunião de trabalho na C.M.Guimarães;

6 - Nessa reunião de trabalho, para além de exigirmos pelo menos 1 contentor para cada uma das turmas, 2 para as casas de banho dos alunos, 1 para os professores, 1 para refeitório (não sabemos se irão almoçar na cantina da EB 2,3), outro para arrecadação e auxiliares, iremos transmitir que achámos que o espaço deve ser delimitado para assegurar a segurança dos alunos, e que deveria ser criado um espaço de recreio coberto para que as crianças não passem o dia enfiados nos contentores, principalmente nos dias de chuva, para além do tratamento que a superfície do terreno deve sofrer (piso em alcatrão, cimento,...).

Se acham que deveríamos chamar a atenção para mais algum aspecto, por favor, deixem os vossos comentários.
Alerto para o facto de não exigirmos o impossível, mas sim, mostrar-nos inflexíveis naquilo que considerarmos que seja o mínimo de condições de dignidade, de conforto, segurança e higiene.

Cumprimentos a todos.

3 comentários:

  1. Anónimo4/2/10 15:47

    AFINAL ONDE ESTÃO AS OBRAS, E OS CONTENTORES???
    ESQUECERAM-SE DAS CRIANÇAS DA ESCOLA DE GEMUNDE??? OU FICA PARA O DIA DE S. NUNCA???

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/3/10 22:50

    Quando é que vão arranjar o muro da escola?

    ResponderEliminar
  3. PAI DE ALUNO DO 4º c30/9/10 15:51

    PARA QUANDO PROFESSOR DE INGLES, NA TURMA DO 4º da escola de Gemunde????????????????? Já estamos no final de Setembro e nem sinais de professor. Gostaria de saber se é para continuar ou se está para breve a vinda do mesmo.

    ResponderEliminar