sexta-feira, 31 de julho de 2009

Apresentação pública do Centro Escolar

No passado dia 30 de Julho, durante a apresentação pública dos projectos a concretizar em Ronfe, entre os quais se incluía o Centro Escolar, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, interpelado pela Associação de Pais acerca do andamento do processo, prestou algumas informações relevantes para os pais e alunos da E.B.1 de Gemunde.
Então, quando é que o Centro Escolar começará a ser construído?
De acordo com a C.M.Guimarães, o projecto ainda não foi aprovado pela Direcção Regional de Educação do Norte (D.R.E.N.). Após luz verde da D.R.E.N., que poderá ocorrer muito em breve, o projecto irá passar por novo concurso público, cujo processo demorará cerca de 3 meses. Dizemos novo porque em 4 de Dezembro de 2008 já foi lançado um concurso público. Para que serviu e o que aconteceu com esse concurso não sabemos.
Assim, de acordo com estas informações, podemos concluir que o ano lectivo 2009/2010 iniciar-se-á ainda na actual escola, podendo no 2.º ou no 3.º período ocorrer a instalação provisória da escola em contentores (os chamados pré-fabricados), no terreno em frente à E.B. 2, 3 Prof. Abel Salazar. Julgamos que o ideal seria que essa transferência ocorresse logo no início de Janeiro para que, sendo o prazo de construção previsto de 7 meses, no início do ano lectivo seguinte (2010/2011) o novo Centro Escolar de Gemunde, aguardado e desejado há já longos anos, esteja pronto a funcionar normalmente.
Transmitimos ainda à Câmara Municipal a preocupação dos pais sobre as condições que a escola terá quando funcionar em instalações provisórias. Obtivemos o compromisso público de que a segurança, higiene e conforto do espaço será assegurado. Haverá 1 pré-fabricado para cada uma das 8 turmas e outros (não sabemos ao certo quantos) para refeitório, sanitários, sala professores, arrecadação (…?). O senhor Presidente da Câmara comprometeu-se ainda que, na preparação das obras dialogará quer com o Director do Agrupamento de Escolas, quer com a Associação de Pais para que resolva o problema da melhor forma possível.
Cabe-nos, então, a todos e a cada um de nós estar atento e passar a palavra para que, dentro do possível, os nossos filhos não saiam muito prejudicados.
A todos, boas férias porque o próximo ano lectivo não será fácil!

Sem comentários:

Enviar um comentário