quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Centro Escolar - Associação de Pais exige esclarecimentos à C.M.Guimarães

Ao cuidado do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães
Exmo. Dr. António Magalhães


Ronfe, 25 de Setembro de 2009


No passado dia 30 de Julho, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães veio a Ronfe apresentar publicamente os projectos a concretizar a breve prazo na Vila, onde se incluía a reconversão da E.B.1 de Gemunde para Centro Escolar.
Durante a sua apresentação, foi interpelado pela Associação de Pais acerca do calendário previsto para o arranque e a duração das obras, e sobre as condições de funcionamento da Escola durante o período das mesmas.
Em resposta, o Sr. Presidente da Câmara informou que aguardava o parecer favorável da D.R.E.N., o que deveria «ocorrer muito em breve», após o qual seria lançado novo concurso público, cujo processo só terminará ao fim de 3 meses. Assim, seria de esperar que no início do ano de 2010 as obras pudessem começar e que, findo o período de 7 meses (prazo de execução previsto), ou seja, o mais tardar, no início do próximo ano lectivo, o Centro Escolar estaria preparado para receber os alunos com as condições que eles merecem e anseiam há já muitos anos.
Ora, acontece que temos a informação de que a D.R.E.N. terá dado parecer negativo ao projecto apresentado pela Câmara Municipal.
Sendo assim, a Associação de Pais vem por este meio pedir esclarecimentos sobre o andamento do processo.
A Câmara Municipal vai persistir na defesa do projecto apresentado à D.R.E.N. e que já foi chumbado uma ou duas vezes, e correr o risco de ser chumbada uma terceira vez? E o tempo que entretanto se perde? As crianças vão continuar a ter de suportar as péssimas condições que a Escola já evidencia há muitos anos, durante mais quanto tempo?
Ou a Câmara Municipal já está a projectar a construção de um Centro Escolar de raiz?
E enquanto não se avança para a construção de uma Escola nova ou para a reconversão da actual, quanto tempo mais irá decorrer? Concerteza que até lá, a Câmara Municipal irá remendar o actual estado de degradação da E.B.1. de Gemunde!


A Associação de Pais exige ser informada urgentemente, na medida em que a paciência dos pais está a esgotar-se.
Vimos, então, por este meio, solicitar uma reunião de urgência com o Senhor Presidente da Câmara e com o Senhor Vereador das Obras Municipais, já para a próxima semana.
Esperamos que o destino desta carta não seja o mesmo que foi dado à nossa carta de 6 de Julho de 2009.


Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com consideração e estima.

A Presidente da Direcção da A.P.E.E.R.

2 comentários:

  1. Se estas condições continuarem assim, e se o interesse do da Camara continuar a ser o mesmo como até agora, proponho BOICOTE ÀS AULAS. Isto não pode continuar assim, como pai estou FARTO.
    Preferia ver os miudos em contentores doque naquelas salas de aula que no inverno são uma miséria.

    ResponderEliminar
  2. No passado dia 22/12/2009 fui dentro da sala de aulas da Escola de Gemunde, e fiquei chocado com o que vi. As paredes e tecto estão completamente negros de humidade. Como é possivem no tempo que estamos as pessoas responsáveis pela escola não fazerem nada?
    Eu acho que um simples isolamento de tecto e paredes resolvia o problema, porque afinal fazemos parte do Concelho de Guimarães (Cidade da Cultura 2012...) Existe o isolamento chamado capoto que poderia ser uma solução ou haverá outras, só os especialista sabem. Afinal escola nova não vai existir por isso á que fazer alguma coisa por esta.
    Se o Presidente da Camara e responsáveis pela escola não se interessarem pela assunto o mais rápido possivel proponho outras medidas mais drásticas.
    Será possivel divulgar correspondencia mais recente entre a Associação e orgãos reponsáveis por este problema? Será que não voltaram a insistir neste assunto? Não podem ficar parados, por favor façam alguma coisa...

    M. Cumprimentos

    ResponderEliminar